idosos inclusão
Foto: Lusa

O Dia Internacional das Pessoas Idosas é celebrado esta sexta-feira, 1 de outubro. Este ano a comemoração da data incide, de forma especial, sobre a igualdade digital em todas as fases da vida. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), crimes cibernéticos e desinformação ameaçam os direitos humanos, assim como a privacidade e a segurança das pessoas mais velhas.

De acordo com a União Internacional das Telecomunicações, as mulheres e as pessoas idosas são as mais afetadas pela desigualdade digital. “Além de não terem acesso a tecnologias, esses grupos não conseguem aproveitar as oportunidades que aparecem com o progresso tecnológico”, referem os serviços de comunicação das Nações Unidas.

Numa mensagem dedicada à efeméride, António Guterres, secretário-geral ONU, lembra que atualmente muitas ações são apenas realizadas online, pelo que os mais velhos podem necessitar de auxílio a nível digital. Através da celebração desta efeméride, a ONU procura consciencializar a população sobre a importância da inclusão digital, assim como superar estereótipos, preconceitos e discriminação relacionados com a digitalização da população mais velha.