Foto: Santuário de Fátima

A nova fase de desconfinamento vivida em Portugal, no contexto da pandemia da covid-19, levou Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima, a dirigir uma mensagem em vídeo aos peregrinos, onde apela a um regresso à Cova da Iria com “responsabilidade e cuidado”.

“Nestes últimos meses percebemos que a presença de peregrinos se estendeu ao longo do tempo, não se concentrando apenas nos dias das grandes peregrinações. É esta presença cuidada e exemplar que vos pedimos, agora que cabe a cada um de nós a responsabilidade de garantir uma transição serena e progressiva para a normalidade”, refere o responsável, apontando já para a peregrinação que se avizinha.

“Agora, com um novo horizonte, de olhos postos já na peregrinação de outubro, deixamos um convite renovado para que venham à Cova da Iria, com a mesma responsabilidade com que nos habituaram durante este tempo de pandemia, mas sem outros constrangimentos, que não sejam de novo a proteção individual e a proteção ao próximo, como o uso da máscara e o distanciamento necessário”, acrescenta. Segundo Carlos Cabecinhas, esta é agora uma altura para se olhar para o presente “como uma nova oportunidade”.