Santuário de Fátima
Foto: EPA / Paulo Cunha

A sétima Peregrinação Nacional da Comunidade Surda ao Santuário de Fátima acontece este domingo, 12 de setembro. A abertura da jornada terá lugar pelas 09h30, na Capelinha das Aparições, com uma saudação a Nossa Senhora. No piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade haverá, pelas 10h00, uma celebração penitencial, na Capela da Ressurreição de Jesus, e às 11h30 terá início uma visita à exposição temporária “Os rostos de Fátima”.

A visita à exposição vai contar com o “acompanhamento de técnicos do Museu do Santuário de Fátima, que em alguns pontos da exposição explicitarão os seus núcleos aos peregrinos surdos”, referem os serviços de comunicação do santuário da Cova da Iria. A iniciativa “far-se-á em pequenos grupos e com o acompanhamento de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (LGP)”. A propósito desta peregrinação, o Museu do Santuário de Fátima “desenhou um roteiro específico”, quer ao “nível dos núcleos a destacar, quer da forma de comunicar os conteúdos tendo em conta o público-alvo”.

À tarde, pelas 15h00, a Basílica da Santíssima Trindade vai acolher uma Eucaristia com interpretação em LGP. A segunda leitura “será proclamada em LGP exclusivamente, precedida de uma breve admonição a contextualizar os peregrinos ouvintes”, adianta o santuário. Está ainda prevista uma Catequese, que será concretizada “a partir dos vitrais de João de Sousa Araújo, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima”. Mais uma vez, a iniciativa “far-se-á em pequenos grupos”. A catequese acontecerá “nas próprias galerias superiores da Basílica e incidirá particularmente sobre a figura de Maria, a partir dos vitrais em que são retratados episódios da sua vida, e o acontecimento de Fátima”. A peregrinação é promovida pelo Santuário de Fátima em conjunto com o grupo de intérpretes de LGP daquele templo mariano.