A peregrinação aniversária de agosto ao Santuário de Fátima, também conhecida como a peregrinação dos emigrantes, tem início esta quinta-feira, 12 de agosto, às 21h30, com a recitação do terço, tendo depois lugar a procissão das velas e a celebração da Palavra no altar do recinto de oração. A peregrinação prosseguirá no dia seguinte, 13, com nova recitação do terço, às 09h00, e uma Eucaristia, que terá início às 10h00. A Missa contará com a tradicional palavra ao doente que será proferida por Eugénia Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa para as Migrações (OCPM). A jornada chegará ao fim com a procissão do adeus.

A presidir às celebrações vai estar Jean-Claude Hollerich, cardeal e arcebispo do Luxemburgo, que atualmente dirige a Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE). Os serviços de comunicação do Santuário de Fátima destacam que o cardeal de 61 anos de idade “mantém com a comunidade portuguesa uma relação de grande proximidade e não será a primeira vez que preside em Fátima a uma peregrinação aniversária”, uma vez que em agosto de 2013 Jean-Claude Hollerich “presidiu a esta mesma celebração no recinto de oração da Cova da Iria”.

A peregrinação de agosto é, desde 1973, considerada como a peregrinação dos emigrantes e, desde essa altura, a “Igreja a partir de Fátima tem refletido sobre a condição do migrante”, destacam os serviços de comunicação do templo mariano da Cova da Iria, adiantando que esta jornada conta habitualmente com a presença de “milhares de emigrantes de férias em Portugal”.