A 49.ª Semana Nacional de Migrações tem início este domingo, 8 de agosto, e prolonga-se até ao domingo seguinte, dia 15, sob o tema “Rumo a um nós cada vez maior”. Esta semana engloba a Peregrinação do Migrante e do Refugiado, que vai realizar-se em Fátima dias 12 e 13 de agosto, assim como uma jornada de solidariedade com a mobilidade humana, agendada para o dia 15.

A iniciativa é promovida pela Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM), um organismo da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que afirma que pretende “mapear a ação da Igreja” no que diz respeito ao apoio aos migrantes e refugiados, através da metodologia dos “quatro R” – ‘Rostos, Rotas, Raízes e Recursos’. Os membros da OCPM pretendem saber quem são as pessoas que carecem de apoios, de onde partem, porque motivos e que instituições participam “no acolhimento, proteção e promoção e inclusão dos que chegam, dos que partem e dos que regressam”.

“É importante estarmos conscientes do bem que a Igreja faz através das suas diferentes instituições: secretariados diocesanos de migrações, Cáritas diocesanas, paróquias, congregações religiosas, associações, IPSS, fundações, centro de assistências paroquiais, escolas”, refere a OCPM, que solicita o envio destes dados para o endereço eletrónico ocpm@ecclesia.pt. A Semana Nacional de Migrações é também o ponto de partida para a preparação do 107.º Dia Mundial do Migrante, que será assinalado a 26 de setembro.