A pensar nas crianças e adolescentes que se encontram em férias escolares, o Centro Comunitário de Inserção (CCI) da Cáritas Diocesana de Coimbra dinamiza às segundas e terças-feiras dos meses de julho e agosto, um conjunto de atividades dirigidas aos mais novos. Entre as dinâmicas previstas está a “Hora do conto”, que deverá contribuir para que os mais novos “tenham um contacto mais próximo” com a Biblioteca Comunitária do CCI, um espaço criado com o objetivo de “facilitar o acesso à cultura, à informação” e à formação de novos leitores, destacaram os serviços de comunicação da Cáritas de Coimbra.

Está também previsto um “Mercadinho do brinquedo” e uma “Feira do livro”, que vão permitir às crianças adquirir de “forma gratuita livros e brinquedos”, que “foram doados por diversas pessoas e entidades que aderiram em massa a uma campanha”, promovida no âmbito do Dia da Criança. Os responsáveis por este organismo humanitário da Igreja Católica acreditam que “estas iniciativas permitem dar alguma dignidade a estas crianças, que poderão de forma livre selecionar os seus livros ou brinquedos, como se estivessem num verdadeiro mercado ou feira”.

O CCI encontra-se em funcionamento na Baixa da cidade de Coimbra. As inscrições para as atividades de verão são gratuitas e devem ser feitas através do envio de um email para bibliotecacomunitariacci@caritascoimbra.pt, ou através do número 239 855 840. O programa das dinâmicas pode ser consultado online. As atividades vão decorrer sob medidas de segurança, de forma a diminuir o risco de contágio por covid-19.