Foto: Santuário de Fátima

A Guarda Nacional Republicana (GNR) dinamiza a “Operação peregrinação segura”, a propósito das deslocações dos peregrinos à cidade de Fátima, para a participação nas celebrações religiosas dos próximos dias 12 e 13 de maio.

A GNR informa que no último domingo, dia 9, “através do Comando Territorial de Santarém, efetuou teste de preparação do seu dispositivo no Santuário de Fátima, tendo em vista as celebrações” de quarta e quinta-feira. A Guarda Nacional Republicana explica que as “celebrações deverão ocorrer de acordo com as regras estabelecidas, ao abrigo da legislação em vigor e segundo as orientações da Direção-Geral da Saúde”.

A GNR lembra a todos os que pensam deslocar-se à Cova da Iria que o “acesso aos parques de estacionamento em Fátima estará condicionado à lotação máxima no interior do recinto de oração”, recorda que devem ser evitados os ajuntamentos, e pede o cumprimento das “regras de distanciamento físico, do uso obrigatório de máscara e a higienização das mãos”. A força de segurança apela ainda à “consciência dos cidadãos para a importância do cumprimento das regras e das indicações das autoridades” e lembra que o recinto do Santuário de Fátima “irá estar restrito a 7.500 peregrinos”.