Os cristãos da diocese de Coimbra são convidados a viver o período quaresmal através de um roteiro artístico espiritual, designado “rezARTE”, que poderá ser acompanhado às quartas-feiras, nas redes sociais da diocese. No contexto do “rezARTE”, foram selecionadas nove obras de arte do Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), as quais serão apresentadas em sete programas, explicam os responsáveis pelo projeto, em comunicado.

Cada artefacto será apresentado por curadores do MNMC. Depois deste momento terá lugar uma leitura espiritual, realizada por Carlos Augusto Noronha Lopes, pároco da Buarcos e Figueira da Foz. Cada programa inclui também um canto de tradição quaresmal, referente a cada obra de arte, acompanhado de viola e guitarra portuguesa.

Os programas chegam ao fim com uma oração com vista sobre a cidade de Coimbra, realizada Francisco Prior Claro, sacerdote. O “rezARTE” é o resultado de uma parceria entre o MNMC e a nova reitoria do Coração Imaculado de Maria, criada a 13 de setembro de 2020. A iniciativa acontece nas plataformas digitais, como medida de contenção da atual pandemia da Covid-19.