Os utilizadores das farmácias portuguesas deram “um apoio monetário de 31.106,60 euros, num total de 41.811 donativos”, no âmbito da sexta edição da campanha solidária “Dê troco a quem precisa”. A iniciativa é desenvolvida pelo “Programa abem: Rede Solidária do Medicamento”, promovido pela Associação Dignitude, e possibilita que cidadãos fragilizados pelos efeitos das medidas de contenção da pandemia tenham apoio para aceder a medicamentos, produtos e serviços de saúde.

No âmbito desta campanha, os clientes das farmácias aderentes “foram convidados a doar o troco resultante das compras realizadas”. Os donativos realizados “estão a ser integralmente aplicados na ‘Emergência abem: Covid-19’, lançada em março de 2020”. Esta resposta “apoia já mais de 1.000 portugueses referenciados por entidades parceiras locais como câmaras municipais, juntas de freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias”, indicam em comunicado os promotores da campanha.

Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude, destaca a importância dos donativos realizados. “A generosidade dos portugueses foi, uma vez mais, demonstrada através da forte adesão a esta campanha solidária. Estamos verdadeiramente gratos pelo esforço conjunto que muito ajudará os mais vulneráveis devido à pandemia. O impacto do surto sanitário está a causar imensas dificuldades às famílias portuguesas e não podíamos ficar indiferentes a esta realidade. Criámos assim a ‘Emergência abem: Covid-19’, de forma a minimizar as consequências da pandemia na vida destas pessoas e, com a ajuda de todos, continuaremos a fazer a diferença”. A campanha solidária de Natal decorreu entre os passados dias 14 e 22 de dezembro.

Tagged: