Santuário de Fátima
Foto: Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima anunciou esta quarta-feira, 9 de dezembro, que o horário normal das eucaristias vespertinas vai ser retomado já no próximo fim de semana, depois de uma interrupção de quatro semanas originada pela imposição do recolher obrigatório como medida de prevenção para evitar a propagação do novo coronavírus.

Em comunicado, o gabinete de comunicação do templo mariano explicou que, além do programa celebrativo regressar à normalidade, os espaços museológicos também estarão abertos, nomeadamente a nova exposição “Os rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual” que pode ser visitada entre as 09h00 e as 18h00, no Convívio de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

Neste novo contexto, nos dois fins de semana de 12 e 13 e 19 e 20 de dezembro, os peregrinos já poderão participar na missa das 12h30, na Capelinha das Aparições, onde às 14h00, ao sábado e ao domingo, decorrerá também uma hora de reparação. Regressam, igualmente, as missas das 15h00, 16h30 e 18h30 na Basílica da Santíssima Trindade e a oração de Vésperas, aos domingos, às 17h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Também ao sábado, à noite, depois do Rosário das 21h30, haverá Procissão das Velas.

O Santuário alerta, no entanto, que se mantêm em vigor todas as regras de segurança previstas no Plano de Contingência, nomeadamente a necessidade de preservar o distanciamento físico entre peregrinos, o uso obrigatório da máscara em todos os espaços do Santuário e a higienização das mãos à entrada para os espaços fechados.