A plataforma Juntos pela Europa, também conhecida como “rede ecuménica de movimentos e comunidades cristãs”, convida os crentes a partilharem uma animação ou uma filmagem com uma canção de Natal. A iniciativa decorre sob o mote “Natal juntos”, e os seus promotores deixam um apelo à participação da população.

“Vamos celebrar este ‘Natal juntos’, partilhando canções de amor e esperança. A celebração do nascimento de Jesus é um momento de alegria para todos”, referem os promotores desta iniciativa. Os cidadãos podem participar individualmente, ou através de coros, profissionais ou amadores, academias de música, paróquias e comunidades. A iniciativa é aberta a pessoas de todas as idades, crentes e não crentes.

“A celebração do nascimento de Jesus é um momento de alegria para todos. Os movimentos, comunidades ou grupos cristãos que queiram participar podem fazer um vídeo com a gravação de uma canção de Natal. Este vídeo pode ser uma filmagem ou uma animação”, explicam os promotores da iniciativa.

Os vídeos devem ser enviados para o endereço eletrónico juntos.noporto@gmail.com, podendo posteriormente ser partilhados no Facebook e Youtube da plataforma “Juntos pela Europa”, que em Portugal integra as Conferências de São Vicente de Paulo, Comunidade Emanuel, Família Missionária Verbum Dei, Equipas de Nossa Senhora, Instituição Teresiana, Metanoia – Movimento Católico de Profissionais, Movimento Apostólico de Schoenstatt, Movimento dos Cursilhos de Cristandade, Movimento dos Focolares e Oficinas de Oração.