O “Encontro com a ciência e tecnologia em Portugal”, também conhecido como encontro anual de investigadores portugueses, arranca na terça-feira, 3 de novembro, prolongando-se até ao dia seguinte, 4, no Centro de Congressos de Lisboa, sob medidas que visam diminuir o risco de contágio por Covid-19.

A iniciativa será uma ocasião para “promover um amplo debate sobre os principais tópicos e desafios da agenda científica”, e estimular a participação e interação entre investigadores, o setor empresarial e o público em geral, conforme explicam os organizadores do evento.

Entre os oradores estão Elisa Ferreira, Comissária Europeia, Pedro Conceição, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa. O evento é dinamizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a “Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica” e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. O encontro conta também com o apoio institucional do governo, através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.