Foto: Oikos

A organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) Oikos foi escolhida pelo governo de Moçambique para liderar o projeto de construção de 60 novas salas de aula em 10 escolas da província de Nampula, financiado pelo Banco Mundial. A iniciativa pretende proporcionar maior conforto e segurança nas salas de aula, tornando-as mais resistentes às ameaças naturais.

Segundo a Oikos, “serão adotadas técnicas de construção resilientes e mistas – combinando o máximo de conhecimento e recursos locais, com a construção convencional – e adotados padrões de reconstrução melhorados, o que resultará numa melhor resiliência a futuras ameaças naturais”, tendo em conta o registo frequente naquela província de chuvas fortes, ciclones e inundações.

O projeto insere-se na recuperação resiliente de emergência levada a cabo pela Direção Infraestruturas e Equipamentos Escolares nas províncias de Nampula, Niassa e Zambézia, e terá como parceiros o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, a Direção de Infraestruturas e Equipamentos Escolares e a UN-HABITAT das Nações Unidas.