curandeiro
Foto: D.R.

O Conselho Cristão de Moçambique (CCM) aconselhou a população a optar pelas unidades de saúde e a evitar os curandeiros e supostos profetas, em caso de sintomas do novo coronavírus. “Sabemos que a nossa tradição é primeiro ir ao curandeiro ou ao profeta. Neste caso, o nosso apelo é: vão à unidade de saúde”, afirmou Felicidade Cherindza, secretária-geral do CCM, em declarações à emissora pública Rádio Moçambique.

As confissões religiosas estão a preparar-se para o regresso às celebrações comunitárias em Moçambique e a criar equipas para monitorizar o cumprimento das medidas de prevenção contra a propagação da Covid-19. “Cada uma das confissões religiosas terá de criar condições para que os cultos decorram com o necessário distanciamento social, desinfeção e higienização dos seus membros”, destacou a responsável.

Recorde-se que os líderes religiosos moçambicanos reuniram recentemente com o Presidente da República, Filipe Nyusi, e com responsáveis do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, para discutirem a retoma de cultos coletivos no âmbito da suavização das medidas do estado de emergência para prevenção do novo coronavírus.