Nossa Senhora dos Remédios
Nossa Senhora dos Remédios

A exposição ‘Senhora dos Remédios – Arte e devoção’ pode ser visitada no Museu Diocesano de Lamego até ao próximo dia 15 de setembro. A mostra dá a conhecer “uma parte do património material do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e do património imaterial que se foi criando à volta da Romaria de Portugal”, explicam em comunicado os responsáveis pelo espaço museológico que acolhe a mostra.

Este património é apresentado ao público através de uma “variedade de peças originais”, entre elas esculturas, pinturas, paramentaria, cerâmica, ourivesaria, cartazes e fotografias. “Não faltam na exposição as referências a outras datas no passado em que, tal como este ano, a romaria tradicional não se pôde realizar devido a situações pandémicas”, adianta o Museu Diocesano de Lamego.

A iniciativa tem também como objetivo dar a “conhecer melhor a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, uma das finalistas regionais às ‘7 Maravilhas da cultura popular’”. A exposição abriu ao público na última terça-feira, 7 de julho.