Com o propósito de assinalar o quinto aniversário da encíclica “Laudato si”, um documento escrito pelo Papa Francisco dedicado à proteção ambiental, a Província Portuguesa da Ordem Franciscana dinamiza entre os próximos dias 16 e 24 de maio, uma semana dedicada a esta carta.

 

A iniciativa vai colocar em foco um texto composto por São Francisco de Assis há 800 anos, e que se tornou “um dos mais conhecidos poemas religiosos de todos os tempos – o ‘Cântico do Irmão Sol’ ou ‘Cântico das Criaturas’”. Foi precisamente há cinco anos que o Papa Francisco se inspirou neste poema para escrever a encíclica “Laudato si”.

 

O documento papal em análise apresenta seis capítulos, ao longo dos quais o Santo Padre apela a uma “conversão ecológica”, a um “mudar de rumo”, assumindo a responsabilidade de um compromisso para o “cuidado da casa comum”. Neste documento Papa Francisco dirige-se aos católicos e aos cristãos de outras confissões, mas quer também entrar em diálogo com todos, com o objetivo de enfrentar e resolver os problemas.