Fiéis agradeceram graças recebidas ao longo do ano de 2010, e dom da vida, na última Eucaristia do ano celebrada no Santuário de Fátima
Fiéis agradeceram graças recebidas ao longo do ano de 2010, e dom da vida, na última Eucaristia do ano celebrada no Santuário de FátimaO bispo da diocese de Leiria-Fátima destacou a vinda do Papa, em Maio, como o acontecimento maior e mais marcante na vida do santuário mariano. Trouxe um suplemento de espiritualidade, de paz, de beleza espiritual que tanto estávamos a precisar, afirmou antónio Marto. Na Eucaristia de Te Deum, o prelado recordou as palavras de Bento XVI em Fátima sobre a actualidade da mensagem. Uma mensagem que convida a Igreja e o mundo a um sério exame de consciência à purificação e reparação do pecado na Igreja e no mundo.
Dos quatro dias em Portugal, o Papa deixou um estímulo para o centenário, a que já respondemos com o itinerário de actividades dos sete anos que separam até 2017. O objectivo é que o ano do centenário das aparições seja um grande ano jubilar.
Outro dos pontos altos do ano vivido na diocese, de que centenas de fiéis deram graças na última celebração de 2010, foi a ordenação de um presbítero, depois de três anos sem tal ter acontecido. Este ano ficou ainda marcado pela entrada de seis seminaristas no Seminário Maior.
Encerramos o ano de 2010 e iniciamos 2011 com a consciência de crise social e económica, realçou antónio Marto, durante a Eucaristia celebrada na igreja da Santíssima Trindade. Despedimo-nos de uma década difícil, acrescentou o prelado.
O futuro aparece incerto e difícil com o aumento da pobreza, o que traz sofrimento a muitos. O nosso mundo está desnorteado por causa da crise e precisa de alma, defendeu o bispo diocesano. Este momento de crise é também uma oportunidade histórica para a conversão, apelou antónio Marto. a mudança de mentalidade e de critérios de vida, exigem um novo humanismo, bem como um consumo mais sóbrio e sustentável.