O Santuário de Fátima propõe um programa para esta quadra natalí­cia, de modo a que os cristãos possam viver o nascimento do Deus menino de forma mais interiorizada
O Santuário de Fátima propõe um programa para esta quadra natalí­cia, de modo a que os cristãos possam viver o nascimento do Deus menino de forma mais interiorizada a vigília natalícia marca a noite de 24 para 25 de Dezembro. a missa do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo será celebrada pelas 23h, na igreja da Santíssima Trindade. antes, a partir das 22h15, haverá ensaio e ofício de leitura, para os crentes que desejem participar. Neste dia não será rezado o Rosário, habitualmente marcado para as 21h30, na Capelinha das aparições.
a solenidade do Natal do Senhor, 25 de Dezembro, será vivida de modo particular, com a osculação do Menino Jesus, em todas as missas celebradas no Santuário, nos diferentes horários e nos diferentes locais: Capelinha e igreja da Santíssima Trindade (7h30, 9h, 11h, 12h30, 15h, 16h30, 18h30). No dia seguinte, dedicado à Sagrada Família de Jesus, Maria e José, destaca. se a celebração da Eucaristia, às 11h, na igreja da Santíssima Trindade, com a consagração das famílias.
No último dia do ano, é já habitual, muitos preferem um tempo de celebração e calma, em vez de passagens de ano mais efusivas. assim, a 31 de Dezembro, pelas 22h, será celebrada Missa com Te Deum de acção de graças, pelo ano que finda, na igreja da Santíssima Trindade. Segue-se a procissão para a Capelinha e recitação do Rosário.
À meia noite, os sinos repicam com o toque do carrilhão e os fiéis participam na consagração ao Imaculado Coração de Maria. O gesto da paz marca o início do novo ano, seguindo-se um chá-convívio no convivium de Santo agostinho.