«apelo a abrir as portas do vosso coração aquele que vem, que veio, e que continua a vir misteriosamente ao coração das pessoas»
«apelo a abrir as portas do vosso coração aquele que vem, que veio, e que continua a vir misteriosamente ao coração das pessoas»O bispo de Leiria-Fátima considera que a doença do nosso tempo é de ordem espiritual. Na Eucaristia de encerramento do primeiro congresso eucarístico diocesano subordinado ao tema Eucaristia: Comunhão com Cristo e com os outros, antónio Marto explicou que, actualmente, verifica-se um ocultamento do sentido da presença de Deus, do seu amor e da graça capaz de transformar os corações.
Na celebração do primeiro domingo do advento, no Santuário de Fátima, o prelado, referindo-se às leituras do dia, defendeu que são horas de sair da sonolência espiritual, da inconsciência que anestesia a nossa vida. No Evangelho, Jesus aconselha a vigiar. antónio Marto aconselhou os fiéis a fazerem o mesmo porque podemos cair neste ram-ram da vida, atraídos e prisioneiros das coisas, sem ser capaz de ver mais além. Neste tempo de advento, de espera, o desafio é despertar a mente, o coração, para não passar ao lado da presença de Deus.
O Senhor vem. Percebemos esta vinda de modo particular na Eucaristia, frisou o bispo de Leiria-Fátima. Ela é o acontecimento central, um mistério diante do qual nos prostramos de joelhos em adoração. E na adoração eucarística, neste diálogo de coração a coração que, diante de Deus, consegue-se ver para além do que é visível e descobrir os sinais da sua presença, referiu o prelado. Quando os cristãos se apaixonarem por Jesus Cristo na Eucaristia, a sua fé será diferente, finalizou.