Depois do primeiro «banho de multidão» em Fátima, na Capelinha das aparições, Bento XVI reuniu com sacerdotes, diáconos, consagrados, membros de movimentos e de comunidades eclesiais
Depois do primeiro «banho de multidão» em Fátima, na Capelinha das aparições, Bento XVI reuniu com sacerdotes, diáconos, consagrados, membros de movimentos e de comunidades eclesiaisDurante vários minutos, o Papa ficou em silêncio e de olhos fechados, em oração, em frente ao altar onde esteve exposto o Santíssimo Sacramento. Este momento de oração foi acompanhado pelos cinco mil fiéis que se encontravam na igreja da Santíssima Trindade.
aos que doaram a vida a Cristo, o Papa exprimiu o apreço e reconhecimento. aos religiosos e religosas, sacerdotes, consagrados e seminaristas agradeceu o testemunho, muitas vezes silencioso, e nada fácil.
No seu discurso, pronunciado durante as Vésperas, o Santo Padre referiu-se à vida de especial consagração e que atesta e anuncia a toda a Igreja o radicalismo evangélico. aos homens e mulheres empenhados no anúncio do Reino, apontou o empenho destes, na acção apostólica e na missão, defendendo que o mundo de hoje precisa deste testemunho. É que muitos dos nossos irmãos vivem como se não houvesse um além, sem se importar com a própria salvação eterna.
E neste papel de ajudar os homens a aderir e a conhecer Deus, a Igreja tem a missão de os ajudar nesta vocação. ainda que a conversão seja uma graça de Deus, somos responsáveis pelo anúncio da fé, da totalidade da fé, e das suas exigências.
Em pleno ano sacerdotal, o Sumo Pontífice fez uma chamada de atenção a situações de um certo esmorecimento dos ideais sacerdotais e a casos em que se verifique uma dedicação a actividades que não concordem integralmente com o que é próprio de um ministro de Jesus Cristo. Em casos desses, a atitude deve ser ajudar o irmão a manter-se de pé.
aplaudido à saída, foram algumas as bandeiras a ser agitadas em sinal de alegria e comunhão. O Santo Padre vai, daqui a pouco, presidir à oração do Santo Rosário, na Capelinha das aparições.