Na terceira parte da entrevista, por ocasião da vinda do Santo Padre ao Santuário e do décimo aniversário da beatificação dos videntes. O bispo emérito de Leiria-Fátima aborda a família
Na terceira parte da entrevista, por ocasião da vinda do Santo Padre ao Santuário e do décimo aniversário da beatificação dos videntes. O bispo emérito de Leiria-Fátima aborda a famíliaFM – a visita do Papa, num momento em que tanto se fala de pedofilia entre o clero e fora, poderá ser benéfica para a sociedade encontrar caminhos dignos, sobretudo reconhecendo o direito das crianças e das famílias?
SFS – Eu creio e quero que a visita papal seja uma interpelação ao bom senso, respeito mútuo e à prática de valores de sempre. acontecimentos como Vaticano II, Maio de 68 e abril de 74, mexeram com a maneira cultural de pensar e agir, o que em certa medida enfraqueceu certa liberdade, desgovernando o recto comportamento humano e colectivo. É óbvio que está sempre na base o direito substancial e indiscutível de toda e qualquer pessoa bem integrada na sociedade.
FM – acha que neste aspecto de abusos e violação dos direitos das crianças, a visita de Bento XVI poderá ser marcante? até que ponto?
SFS -O magistério e o ministério do Papa, concretamente nesta visita, terão outra amplitude, segundo játem sido sugerido pelos médiamas o respeito pelos direitos nãoésóno recinto do Santuário ou no adro da Igreja, ou quando tudo corre bemmas sempre em toda a parte. Bento XVI marcaráesse ponto de vida autenticamente humana, e no nosso caso à luz de Cristo na Sua Igreja.