Quem melhor que Serafim Ferreira da Silva, actual bispo emérito de Leiria-Fátima para nos falar da importância do acto que marcou Portugal e o mundo em 2000?
Quem melhor que Serafim Ferreira da Silva, actual bispo emérito de Leiria-Fátima para nos falar da importância do acto que marcou Portugal e o mundo em 2000? a visita do Papa Bento XVI a Fátima ocorre no ano em que se comemoram 100 anos do nascimento de Jacinta e após dez anos da beatificação de Francisco e Jacinta Marto realizada na Cova da Iria. Quem melhor que Serafim Ferreira da Silva, actual bispo emérito de Leiria-Fátima para nos falar da importância do acto que marcou Portugal e o mundo em 2000?
Pela oportunidade do momento, a Fátima Missionária (FM) questionou Serafim Ferreira que, amavelmente, respondeu a algumas questões e que certamente nos ajudarão a compreender melhor o alcance da mensagem de Fátima.
FM – Enquanto bispo desta Diocese e da Igreja, como encarou a beatificação de duas crianças de Fátima, a primeira na história milenar da Igreja?
SFS- De facto, a canonização significou o reconhecimento oficial de uma santidade muito personalizada, no tempo e no espaço, mas sobretudo na pessoa. Estas duas crianças foram privilegiadas, dando testemunho, foram fiéis, quase até ao martírio. a beatificação foi o sinal bem levantado para que crianças e adultos possam imitar e seguir por exemplos de fidelidade, coragem e esperança de uma vida para além terra. Tive oportunidade e alegria de acompanhar o processo, já em curso, que levou a essa celebração festiva no Santuário de Fátima. Ouso sublinhar que João Paulo II viveu com devoção e emoção esse acto celebrativo.
FM – a mensagem de Fátima teve tanta importância ao ponto de a Igreja reconhecer as virtudes dos pastorinhos 90 anos após as aparições?
SFS – a mensagem de Fátima que é o Evangelho, é consequentemente complexa e global. Todo o fenómeno das aparições da Cova da Iria ultrapassou e continua a ir mais além de qualquer sistema organizativo. Poderíamos citar o cardeal Cerejeira que disse: Não foi a Igreja que impôs Fátima, mas foi Fátima que se impôs. Esta força da mensagem consiste na vida interior e conversão permanente, mantém toda a actualidade. Os pastorinhos foram os grandes obreiros desta grande catedral aberta, deste púlpito, ou desta universidade e ao mesmo tempo puderam beneficiar do fascínio de Fátima, que seduz, que atrai, que interroga, que abre as fronteiras do mais além.