Bento XVI torna-se o primeiro Papa a oferecer, pessoalmente, a rosa de ouro. Em 1965, o enviado de Paulo VI fez o mesmo
Bento XVI torna-se o primeiro Papa a oferecer, pessoalmente, a rosa de ouro. Em 1965, o enviado de Paulo VI fez o mesmoQuando chegar à Capelinha das aparições e, depois de um momento de oração, Bento XVI vai lembrar a protecção de Nossa Senhora a João Paulo II durante o atentado de que foi vítima em 1981. Referir-se-á ainda à bala que a coroa contém incrustada.
Será ainda neste primeiro momento no santuário mariano português que o Pontífice irá oferecer uma rosa de ouro ao Santuário de Fátima. O mesmo gesto havia feito, o cardeal Fernando Cento, legado Pontifício, durante a peregrinação internacional aniversária de Maio de 1965. a bênção da rosa de ouro havia sido feita em Março.
a rosa de ouro é uma homenagem de gratidão pelas maravilhas que o Omnipotente tem realizado por Vós no coração de tantos que peregrinam, dirá Bento XVI, segundo adianta a Ecclesia. Estou certo que os pastorinhos de Fátima, os Beatos Francisco e Jacinta e a Serva de Deus Lúcia de Jesus nos acompanham nesta hora de prece e de júbilo, refere a oração .