Qualificar os caminhos de Fátima, para apoiar os peregrinos é um dos objectivos dos «Caminhos de Fátima ” Rotas de peregrinação». O outro é estimular o aparecimento de outros projectos
Qualificar os caminhos de Fátima, para apoiar os peregrinos é um dos objectivos dos «Caminhos de Fátima ” Rotas de peregrinação». O outro é estimular o aparecimento de outros projectosSeis municípios, duas dioceses e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), além do Santuário de Fátima são parceiros numa rota que começa no Carmelo de Santa Teresa em Coimbra, onde Lúcia viveu em clausura durante 57 anos, e termina no Santuário de Fátima.
O projecto visa identificar o percurso que corresponde a uma rota tradicional dos peregrinos e percorrerá os concelhos de Coimbra, Condeixa, Penela, ansião, alvaiázere e Ourém, explicou o presidente da CCDRC, na assinatura do protocolo, a 6 de Maio, em Fátima. a qualificação do caminho passa pela sinalização, melhoria dos postos de apoio aos peregrinos, com alimentação, alojamento, oração e pequenos tratamentos, referiu alfredo Marques.
a outra vertente deste projecto é oferecer segurança, já que desvia o fluxo dos peregrinos das estradas sem bermas e com muito tráfego para caminhos que oferecem maior segurança, ao mesmo tempo que propiciam convívio, recolhimento e um maior conforto. Esta Rota das Carmelitas a Fátima vai permitir a dinamização de um território do interior, salienta ainda o responsável.
Ecologia do espírito
o bispo da diocese de Leiria-Fátima defendeu que caminhar e, neste caso, fazer o caminho ajuda a fazer uma experiência espiritual. antónio Marto manifestou a sua satisfação por um projecto que o admira por ter demorado tão pouco tempo. Depois da fase das negociações entre todas as entidades, agora começará o projecto no terreno com o estudo dos percursos e sua marcação. O prelado diocesano espera que esta iniciativa possa dar origem a um caminho para Fátima, à semelhança do Caminho para Santiago de Compostela.