a operação «Fátima 2010» deverá ser apresentada em breve. Está a ser ultimado o plano de operações
a operação «Fátima 2010» deverá ser apresentada em breve. Está a ser ultimado o plano de operaçõesEsta deslocação do mais alto representante da Igreja Católica ao distrito de Santarém obriga ao planeamento e implementação de uma operação de socorro e assistência, adianta o Comando Distrital de Socorro (CDOS) de Santarém. No boletim informativo de Março/abril de 2010, é apontada a afluência de várias centenas de milhares de peregrinos à cidade de Fátima, particularmente nos dias 12 e 13 de Maio.
Para a Operação Fátima 2010 estará disponível nos postos de comandos da autoridade Nacional de Protecção Civil (aNPC) e da GNR uma base de dados geográfica específica para apoio à decisão, na fase de planeamento e durante a operação.
Este trabalho vai, também, permitir a constituição de uma carta da zona urbana limítrofe do Santuário e da cidade, sobreposta por uma grelha referenciadora e que permitirá a identificação de locais, infraestruturas, rede viária, estabelecimentos comerciais e hoteleiros, de forma rápida a todas as forças implicadas, revela o Comando Distrital na mesma publicação. Está em elaboração e dentro em pouco será publicado o Plano de Operações Fátima 2010, documento necessário ao enquadramento das forças de protecção e socorro envolvidas no evento, finaliza o CDOS.