a dois meses da visita oficial de Bento XVI a Portugal, recordamos a recepção do presidente da República de Portugal e sua esposa, Maria Cavaco Silva, em audiência, por Bento XVI, em Junho de 2008
a dois meses da visita oficial de Bento XVI a Portugal, recordamos a recepção do presidente da República de Portugal e sua esposa, Maria Cavaco Silva, em audiência, por Bento XVI, em Junho de 2008O Santo Padre recebeu Cavaco Silva na sala do Trono pequeno (antecâmara da biblioteca, decorada com gravuras de Rafael, São Pedro e São Paulo) com um grande sorriso, convidando o chefe de Estado português a entrar na sua biblioteca privada para uma conversa a sós.
Durante a conversa de cerca de 20 minutos que o chefe de Estado português teve com o Papa, na sua biblioteca privada, Cavaco Silva teve ainda ocasião de mencionar o contributo de Portugal ao longo da sua história para que cinco países em África, Brasil e Timor Leste sejam hoje países de influência forte por parte da Igreja.
Foi uma conversa útil, salientou o presidente da República. as conversas incidiram basicamente sobre as relações entre Portugal e a Santa Sé, sobre a União Europeia e o Tratado de Lisboa, sobre África e sobre Timor-Leste, explicou. Para mim, como católico e chefe de Estado de uma nação que tem uma forte tradição católica, é sempre um acto de alguma emoção, mas eu trazia uma agenda bem definida para as conversas como o Santo Padre e com o secretário de Estado, o cardeal Bertoni.
a Bento XVI, o chefe de Estado português ofereceu uma reprodução da Bula papal que reconheceu a independência de Portugal, assinada pelo Papa João Paulo III, em 1179. O documento provém da Torre do Tombo e foi encadernado de acordo com o formato original pela Fundação Ricardo Espírito Santo.