Bento XVI presidirá a Missa, celebração de Vésperas e ao encontro com agentes da pastoral social
Bento XVI presidirá a Missa, celebração de Vésperas e ao encontro com agentes da pastoral socialPara uma boa organização das celebrações a que presidirá Bento XVI em Fátima, a sala de imprensa do Santuário publicou um conjunto de informações para a inscrição nos diversos momentos a que o Papa ali presidirá. Relativamente à Missa de 13 de Maio (10h, recinto do Santuário), indica-se que a Reitoria do Santuário de Fátima está a enviar para os bispos diocesanos do país (sacerdotes diocesanos) e para os padres provinciais (sacerdotes de congregações) informação respeitante à inscrição de sacerdotes.
Para a concelebração da Missa, os sacerdotes devem fazer pedido de inscrição, dirigido ao Santuário de Fátima, por correio, e-mail ou fax, através dos seguintes contactos: Santuário de Fátima – Serviço de Pastoral Litúrgica (SEPaLI) – apartado 31 – 2496-908 FÁTIMa, e-mail ou fax: 249 539 605. a inscrição pode também fazer-se pessoalmente no Santuário, no SEPaLI, localizado no edifício da Reitoria.
Para a inscrição, é necessário o fornecimento dos seguintes elementos: nome completo, morada, e-mail e telefone; fotocópia do cartão de identificação sacerdotal e civil, ambos devidamente actualizados. Os presbíteros devem trazer alva e estola de cor branca. a inscrição será confirmada pelo Santuário, com o envio antecipado do cartão de acesso à concelebração. O mesmo cartão pode também ser levantado pessoalmente, no SEPaLI.
Embora pedindo que procedam à inscrição com a maior antecedência possível, para o melhor desenrolar de todo o processo, admite-se que ela se faça ainda no período de 10 a 13 de Maio, com entrega do cartão de acesso no momento. Neste caso, o atendimento será no Posto de Informações n. º 2, junto do escadório de entrada no Recinto de Oração, do lado Poente, como segue: dias 10 e 11 – das 09h às 13he das 14h30 às 18h30; dia 12 – das 09h às 21h; dia 13: das 06h às 09h.
Vésperas do dia 12
Quanto à celebração de Vésperas, às 18h de 12 de Maio, na igreja da Santíssima Trindade, o Coordenador Geral eclesial da visita papal, Carlos azevedo, e a Reitoria do Santuário de Fátima informam os padres, diáconos e seminaristas que para os pedidos de inscrição devem ser dirigidos às dioceses (para presbíteros, diáconos e seminaristas), à Confederação dos Institutos Religiosos Portugueses (para religiosos e seminaristas) e à Federação Nacional dos Institutos Seculares (consagrados).
Pastoral social
Para o encontro com as organizações da Pastoral Social, às 17h do dia 13 de Maio (igreja da Santíssima Trindade), Carlos azevedo e a Reitoria do Santuário de Fátima informam que os pedidos de inscrição das organizações da pastoral social devem ser enviados para o Secretariado Nacional da Pastoral Social. Para informação suplementar, contactar.