O helicóptero que transportará o Papa é o mesmo que salvou no passado dia 29 de Janeiro nove pescadores portugueses, que naufragaram a 300 quilómetros da costa, ao largo da Figueira da Foz
O helicóptero que transportará o Papa é o mesmo que salvou no passado dia 29 de Janeiro nove pescadores portugueses, que naufragaram a 300 quilómetros da costa, ao largo da Figueira da FozTambém o piloto será o mesmo. O EH-101 Merlin da Força aérea Portuguesa é um helicóptero versátil, seguro e caro. É usado em operações de resgate em ambiente amigo ou hostil, faz fiscalizações às actividades de pesca, e no próximo mês de Maio vai ter uma missão especial. Vai transportar Bento XVI na sua primeira visita oficial a Portugal.
É um aparelho todo-o-terreno com capacidade para resistir a uma falha de motor, e com mecanismos de defesa. Em Portugal existem doze como este, sendo que cada um custa 30 milhões de euros.
O helicóptero da Força aérea (Fa) EH-101 Merlin irá sofrer algumas transformações, entre elas uma nova decoração, um novo kit com tapete incluído, e os 15 metros quadrados disponíveis serão preparados para dar conforto a Sua Santidade Bento XVI. a Força aérea vai preparar ainda pelo menos mais dois helicópteros para transportar a comitiva papal.