20 anos a acompanhar os peregrinos da Consolata
20 anos a acompanhar os peregrinos da ConsolataEste missionário da Consolata, ordenado em 1974 e cuja experiência de vida é extraordinária, tendo trabalhado 16 anos em Moçambique; mais tarde passou por Fátima (como ecónomo); S. Maria dos Olivais (superior); Ermesinde e está actualmente na paróquia do Cacém, perto de Lisboa.
O padre Barros é detentor de um recorde: acompanhou todas as peregrinações feitas nos últimos vinte anos, apesar de neste espaço de tempo haver cumprido a sua missão em diversas casas onde esteve colocado.
Graças ao seu trabalho e dos colaboradores, vieram 21 autocarros da paróquia do Cacém e zonas limítrofes, ou seja, mais cinco que o ano transacto, isso diz bem do empenho posto na organização da peregrinação deste ano.
O sacerdote lembrou que na primeira peregrinação que organizou em 1990, estava em Ermesinde e trouxe quatro autocarros para esta festa em honra do Beato José allamano, desde aí até hoje nunca deixou de manter a chama por onde passou.
Quando lhe fizemos notar o número escasso de jovens que vieram, ele confirmou-o, dizendo que eram cerca de 50 (do Cacém), e lembrou que nas primeiras peregrinações rondavam a metade de todos os acompanhantes.
Este missionário consagrado explica essa falta de aderência dos jovens, sobretudo porque a sociedade tem outros apelos mais fortes, mas também vai dizendo: ainda não encontramos o melhor meio de chegar até eles, de forma a cativá-los, teremos que o fazer.
Falando um pouco da sua experiência enquanto missionário, faz notar que a presença dos missionários da Consolata nas diversas paróquias que orientam é sempre útil, dado que O contacto com as pessoas é importante, pois permite criar melhores relações e conhecer a realidade cristã, o resto vem por acréscimo.
Solicitamos a sua opinião quanto à forma como decorreu esta peregrinação (nota: foi calculado um número superior a nove mil presenças), disse-nos que na generalidade, correu bem, mas esperamos que para a próxima haja mais aderência e seja ainda melhor.