a visita pastoral de Bento XVI a Portugal terá como tema «Contigo caminhamos na esperança» e, como subtítulo, «Cristianismo, sabedoria e missão»
a visita pastoral de Bento XVI a Portugal terá como tema «Contigo caminhamos na esperança» e, como subtítulo, «Cristianismo, sabedoria e missão» a Nota pastoral sobre a vinda do Papa ainda não foi tornada pública neste encontro dos bispos portugueses, como tinha sido anunciado. O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) adiantou que não era conveniente publicá-la agora, já que muitos prelados diocesanos estão a lançar as Notas pastorais da Quaresma.
assim, a Nota pastoral da CEP será divulgada depois de começar a Quaresma, explica Manuel Morujão. 1 de Março é agora a data avançada para publicação, o mesmo dia em que os bispos iniciam um retiro em Fátima. O documento pretende dinamizar as paróquias e dioceses de Portugal, incentivando os fiéis a participar nas celebrações, realça o sacerdote jesuíta.
O porta-voz da CEP reiterou que o Papa vai ter uma mensagem particular para os católicos, mas quer abraçar a todos, independentemente do seu credo religioso e da sua ideologia. E assegurou: Todos serão bem-vindos aos encontros que o Papa vai realizar em Portugal.
Nas suas alocuções, em Portugal, o Santo Padre não vai pôr luvas à verdade, garante Manuel Morujão. Não será proferir sentenças agressivas, mas um discurso sumamente respeitoso. Será também abrangente, a promover a unidade, reforçou o sacerdote. Nas palavras do Pontífice não é de esperar ouvir receitas concretas, mas princípios e em ligação directa com a vida, salientou o porta-voz.