«apesar da marcante situação de pobreza, este pode ser um bom Natal, se vivido em profundidade espiritual», afirma o reitor do Santuário de Fátima
«apesar da marcante situação de pobreza, este pode ser um bom Natal, se vivido em profundidade espiritual», afirma o reitor do Santuário de FátimaNo Natal sente-se mais a crise da economia, porque a sociedade nos formatou para consumirmos à farta, quer tenhamos quer não tenhamos os meios necessários, defende Virgílio antunes. Num artigo sobre a crise económica e o Natal, o sacerdote sublinha o lado positivo da crise: Pode ser que o nosso investimento se oriente mais para a busca do sentido da vida e dos valores que assumimos.
O responsável pelo santuário mariano português defende que esta pode ser a oportunidade para repensar os valores da união familiar, da solidariedade para com os mais pobres e própria fé. o materialismo que nesta quadra facilmente nos cega, poderá, efectivamente, dar lugar a um reencontro com a dimensão espiritual da vida, defende.
Virgílio antunes enumera no seu texto publicado no jornal Voz da Fátima, a vivência de momentos muito dolorosos por parte de muitos. O desemprego galopante, que atinge os jovens e pessoas de meia idade, o endividamento de famílias, empresas e municípios, bem como o aumento das situações de pobreza total ou relativa, são apenas, alguns sintomas de uma sociedade organizada sobre os bens materiais que tem pés de barro e não dá garantias de futuro. Daí o desafio de um novo estilo de vida.