O sonho antigo de frei Lopes Morgado deverá tornar-se realidade em 2010. Museu do presépio irá albergar os 800 presépios da colecção da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos
O sonho antigo de frei Lopes Morgado deverá tornar-se realidade em 2010. Museu do presépio irá albergar os 800 presépios da colecção da Ordem dos Frades Menores CapuchinhosO responsável pela colecção e coleccionador revela que, no Natal do próximo ano, gostaria de ver o espaço inaugurado. O projecto é prioritário e urgente, salienta frei Lopes Morgado que, reconhece ainda não estar definido o local que irá ocupar. Mas, desde 2007 que se fala num espaço onde os presépios pudessem ser apreciados.
Estamos um pouco indecisos: se fazê-lo apenas no espaço onde a colecção está alojada ou prolongar o espaço por debaixo da nossa capela , explicou. Esta última solução triplicaria o espaço actual e dava a possibilidade de destacar as peças mais importantes , disse à Lusa.
O museu pretende ajudar as pessoas a aperceberem-se do mistério, da densidade da mensagem de Natal e levar ao entendimento dos textos bíblicos, da mensagem do nascimento de Jesus .
a colecção, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, começou em 1993 pelas mãos do frei Lopes Morgado, que nesse ano chegou a Fátima com um presépio e uma imagem de Nossa Senhora da Palavra, ambos feitos pelo ceramista José Franco. Eu diria que não fui eu que coleccionei os presépios, foram os presépios que vieram ter comigo, diz em jeito de explicação sobre a colecção que foi juntando.
Com 800 exemplares, apenas uma centena foi adquirida. Os restantes foram oferecidos. a maioria dos presépios é de origem portuguesa. Nos estrangeiros, o destaque vai para o Peru, com mais de 150 exemplares.