Mostra reúne cí­rios votivos. «Testemunhos da luz», está patente até Fevereiro de 2010, em Fátima
Mostra reúne cí­rios votivos. «Testemunhos da luz», está patente até Fevereiro de 2010, em FátimaO povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam nas sombras da morte uma luz começou a brilhar, Isaías 9, 1. a citação escrita no chão marca a entrada na exposição Testemunhos da luz, inaugurada a 6 de Dezembro, no Convivium de Santo agostinho, junto à igreja da Santíssima Trindade.
Percebemos da ciência religiosa que, quando são deixadas a arder (velas), é a própria vida de quem a oferece que fica aqui junto da mãe de Deus, assinalou o director do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte. Na inauguração da exposição, o reitor do Santuário de Fátima, padre Virgílio antunes salientou que não se sabe a riqueza, do ponto de vista do significado com que cada vela foi oferecida. Mas certo que possui uma importância teológica e antropológica. O peregrino reconhece-se, a sua vida, a sua fé, nestas velas que traçam um percurso com sentido e que tem como finalidade judar a aprofundar os mistérios da fé e a dimensão espiritual da nossa vida, sublinhou o sacerdote.
Esta mostra, de algumas dezenas de velas, tem como mote principal o conceito de luz, lembrando logo no início da mesma que o Verbo era a luz verdadeira, conforme escreveu São João no prólogo do seu Evangelho, e que é lido no Natal, durante a Eucaristia.
Uma das peças que marca pela sua riqueza a exposição é um lampadário oferecido pela diocese de Beja em 1948. Durante muitos anos serviu para iluminar o Santíssimo na basílica.
Os visitantes podem apreciar, em três blocos, velas que foram oferecidas pelos peregrinos ao Santuário de Fátima. Não se trata de simples velas que normalmente os fiéis colocam, como prova de fé e devoção, a arder no tocheiro, mas de peças de arte e religiosidade.
No primeiro bloco encontram-se velas que simbolizam a vida do crente: uma vela de baptismo, uma da primeira comunhão e uma das bodas de diamante de matrimónio. Numa segunda parte, os visitantes poderão encontrar uma vela que representa a Última Ceia, Nossa Senhora da Piedade ou de outros santuários marianos do mundo. Há uma secção em que se encontram as velas como suporte de heráldica. Sobressai uma que tem o brasão de armas do actual Papa Bento XVI.
No terceiro bloco encontram-se velas relacionadas com Fátima. Representações dos beatos Francisco e Jacinta Marto, outra com a basílica, o cordeiro e velas que apresentam uma imagem das aparições bem como uma outra que mostra Nossa Senhora a ser coroada pela Santíssima Trindade.
a exposição termina com uma vela que, tal como o terço e o lenço branco são símbolos dos peregrinos de Fátima. Há peças dos anos 60, 70, 80 mas também se podem ver velas datadas de 2004.