a devoção mariana e eucarística de São Nuno de Santa Maria foi salientada na primeira conferência do ciclo de Inverno sobre o Condestável, promovido pelo Santuário de Fátima
a devoção mariana e eucarística de São Nuno de Santa Maria foi salientada na primeira conferência do ciclo de Inverno sobre o Condestável, promovido pelo Santuário de FátimaO herói não ofusca o santo e o santo não ofusca o herói, afirmou Jesué Pinharada Gomes na primeira das conferências sobre o mais recente santo português, a 8 de Novembro, na basílica do Santuário de Fátima. O Condestável adquire mesmo o nome de santo, ainda vivo. Era chamado de conde santo pelos pobres que ajudava nas ruas de Lisboa.
Enquanto militar faz a guerra em nome da paz, e rezando antes das batalhas decisivas, como foi o caso de aljubarrota. É um devoto de Nossa Senhora, tendo mandado erigir igrejas e templos.
É um homem religioso participando na Eucaristia, duas vezes por dia, durante a semana e três ao domingo.comungava quatro vezes por ano e confessava-se muitas vezes salientou o historiador.
No processo de beatificação de 1918 foi aprovada a fama de santidade, existente desde longa data. Viveu como cavaleiro de Maria, de quem se tornou mendigo optando pelos mais pobres, assinalou o fundador de uma das Confrarias de Nossa Senhora do Carmo.