Dezenas de pessoas participaram na celebração da festa litúrgica de São Nuno de Santa Maria, no Santuário
Dezenas de pessoas participaram na celebração da festa litúrgica de São Nuno de Santa Maria, no SantuárioÉ a primeira vez que a Igreja celebra esta festa litúrgica. Na Eucaristia celebrada em Fátima, o presidente da celebração destacou o modelo de vida vivida em grande pureza do Santo Condestável.
O amor pela Eucaristia, já que ia à missa todos os dias, e a devoção a Maria Santíssima foram apontadas pelo padre Manuel Santos como as duas traves da vida espiritual de São Nuno de Santa Maria. O celebrante apontou ainda os dotes militares de Nuno Álvares Pereira e o seu contributo para a independência de Portugal.
Não deu coisinhas. Era o homem mais rico de Portugal a seguir ao rei, afirmou o sacerdote ao frisar o despojamento material de Nuno Álvares Pereira quando, depois da morte da esposa, decide entrar na Ordem do Carmo. Tornou-se mendigo, pedindo esmola em favor do convento e dos pobres que continuou a assistir. ao entrar no convento assume a condição humilde de servir a Deus, aos pobres, sublinhou o celebrante.
Nuno de Santa Maria foi canonizado a 26 de abril de 2009, em Roma, pelo Papa. Bento XVI referiu na homilia, o facto de o santo ter sido um homem providencial. Lembrou ainda que, sem a actuação do Condestável, a nação portuguesa talvez tivesse perdido a sua independência.