até ao próximo sábado, o Papa e a cúria romana encontram-se a efectuar os exercícios espirituais. Por esse motivo a habitual audiência das quartas-feiras não se realizará
até ao próximo sábado, o Papa e a cúria romana encontram-se a efectuar os exercícios espirituais. Por esse motivo a habitual audiência das quartas-feiras não se realizaráCristo fez-se em tudo igual aos irmãos para tornar-se sumo sacerdote misericordioso e digno de fé, assinalou o cardeal albert Vanhoye que está a orientar estes exercícios espirituais. São essas as duas qualidades indispensáveis para exercer a mediação sacerdotal e o ministério pastoral, frisou.
Um homem, cheio de compaixão pelos irmãos, mas não credenciado junto a Deus, não poderia exercer a mediação sacerdotal, estabelecer a aliança. No caso inverso, um ser credenciado junto a Deus, mas a quem faltasse a ligação de solidariedade conosco, não poderia ser o nosso sacerdote , assinalou.
Quanto à misericórdia, elemento essencial a um bom sacerdote, o cardeal Vanhoye apontou que não se trata, simplesmente, do sentimento superficial de quem se comove facilmente. Trata-se de uma capacidade adquirida mediante a experiência pessoal do sofrimento. É preciso ter passado pelas mesmas provações, pelos mesmos sofrimentos daqueles que querem se ajudar. Cristo sabe compadecer-se porque em tudo foi provado como nós .
O caminho para interpretar corretamente a nossa participação no sacerdócio de Jesus implica tornar-nos profundamente solidários com os nossos irmãos e assumir sobre nós as alegrias, as esperanças, as aspirações dos outros para manifestar-lhes o amor de Deus e conduzi-los na comunhão divina.