O bispo de Leiria-Fátima salientou a actualidade da mensagem de Fátima e explicou as razões do interesse mundial por este fenómeno, durante a sua visita ao Santuário de Trani, na Itália
O bispo de Leiria-Fátima salientou a actualidade da mensagem de Fátima e explicou as razões do interesse mundial por este fenómeno, durante a sua visita ao Santuário de Trani, na Itáliaantónio Marto presidiu às celebrações do 50º aniversário do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Trani e aprofundou sobretudo os desafios que a mensagem de Fátima lança à cultura contemporânea.
a ligação dos dois santuários é já antiga. Foi a primeira igreja em Itália dedicada a Nossa Senhora de Fátima e além disso foi marcada pela visita de personalidades de Leiria-Fátima, em momentos significativos da história desse santuário.
a sua inauguração em 1957 foi marcada pela presença do então reitor do Santuário de Fátima, monsenhor antónio Borges, e a imagem venerada em Trani foi entregue em 1961 por João Pereira Venâncio, bispo de Leiria, que também consagrou os três altares do mesmo santuário. O culto a Nossa Senhora de Fátima organiza-se em Trani desde o ano 1942.