Uma vacina contra a cólera foi testada em Moçambique. Demonstrou uma eficácia de 97,4 por cento. apesar destes resultados, a mesma ainda não pode ser administrada para o controlo da enfermidade
Uma vacina contra a cólera foi testada em Moçambique. Demonstrou uma eficácia de 97,4 por cento. apesar destes resultados, a mesma ainda não pode ser administrada para o controlo da enfermidadeO estudo envolveu 120 voluntários com idade superior a 17 anos. Na sua maioria são estudantes do Magistério Primário e da Escola Industrial e Comercial da Matola, arredores de Maputo. Os voluntários foram seguidos clinicamente por um período de 30 dias, entre os meses de agosto e Novembro de 2006.
Realizado no âmbito da colaboração científica entre o Ministério da Saúde de Moçambique e o Instituto Finlay de Cuba, o estudo pretendeu avaliar a segurança e capacidade da vacina induzir uma resposta imune eficaz em indivíduos vivendo num país endémico de cólera, como é o caso de Moçambique .
Segundo o Ministério da Saúde, a análise dos resultados demonstra que a vacina foi segura e teve uma eficácia de 97,4 por cento, avaliada pela capacidade de induzir uma significativa resposta imune nos voluntários que a receberam . apesar dos resultados encorajadores não significa que a vacina já possa ser administrada em massa para o controlo da doença. a mesma terá de ser ainda testada em grupo etários inferiores.