O abandono, a negligência e os maus-tratos a crianças e jovens são um problema social de dimensão universal
O abandono, a negligência e os maus-tratos a crianças e jovens são um problema social de dimensão universalPortugal regista números elevados de crianças e jovens vítimas de abusos ou de negligência, dos quais um grande número acaba por ser institucionalizada, na ausência de um acompanhamento familiar adequado.
Para minorar este problema, a Fundação Calouste Gulbenkian apoia projectos na área de formação parental, a desenvolver ao longo de cinco anos. Numa primeira fase,será desenvolvido nos concelhos de Lisboa, amadora, Sintra e Setúbal. Destina-se a crianças e jovens em risco e às suas famílias, com uma aposta clara na prevenção de casos de negligência e maus-tratos.
O concurso está aberto até 28 de Setembro, para projectos na área da formação parental destinado a organizações que já se encontrem a realizar projectos com crianças e jovens em risco e com as suas famílias, de preferência em articulação ou em colaboração com as comissões de protecção de crianças e jovens.
Este programa será coordenado cientificamente pelo Professor Daniel Sampaio e contará com a colaboração do Juiz Conselheiro armando Leandro.