as chuvas causaram na Índia e no Bangladesh, morte e devastação. Os prejuí­zos são incalculáveis. No Bangladesh 10 milhões estão sem casa. Metade da Ásia está debaixo de água
as chuvas causaram na Índia e no Bangladesh, morte e devastação. Os prejuí­zos são incalculáveis. No Bangladesh 10 milhões estão sem casa. Metade da Ásia está debaixo de águaas inundações devidas a 11 dias de chuvas intensas fustigaram toda a área da Ásia meridional e oriental. No nordeste da Índia e do Bangladesh deixaram um rasto aterrador de destruição. São vários milhões os deslocados, obrigados a fugir das suas míseras habitações pela fúria das chuvas que se abateram sobre a Ásia.
O balanço provisório fala de centenas de mortos. Quando acalmar a fúria das águas, muitas zonas tornar-se-ão acessíveis e vão aparecer os verdadeiros números da tragédia. as chuvas são descritas como as piores que a memória humana recorda. São impressionantes as dimensões da tragédia. Os governos falam de 10 milhões sem tecto, de aldeias arrastadas pela fúria das águas.
as condições higiénicas são assustadoras. Falta alimentação e água potável. Há milhões de pessoas famintas, cada vez mais desesperadas, referem as autoridades. Registam-se já epidemias de diarreia e febre. as zonas atingidas estão isoladas. Os sobreviventes estão abandonados a si mesmos.
Nalgumas aldeias da Índia setentrional já se verificaram incidentes e tensões com as forças de segurança. Famintos e desesperados, os sobreviventes pedem assistência. Nalguns casos a situação explodiu, obrigando as forças de segurança a reagir com meios violentos, causando feridos e até um morto. É enorme o desespero.