Encontro em agosto na Tanzânia pode ter participação dos que não assinaram documento. Para consolidar solução Política
Encontro em agosto na Tanzânia pode ter participação dos que não assinaram documento. Para consolidar solução PolíticaPara dar um empurrão definitivo aos esforços para encontrar uma solução política para o conflito na região sudanesa do Darfur, os enviados especiais das Nações Unidas e da União africana convidaram esta terça-feira líderes dos movimentos que não assinaram a pré-negociação do acordo da paz, para um encontro no início do mês de agosto em arusha, Tanzânia.
Numa declaração apresentada em Cartum, Salim ahmed Salim e Jan Eliasson revelaram terem apresentado iniciativas para a consolidação do processo político para as quais serão convidados para a reunião de 3 a 5 de agosto com as personalidades principais dos movimentos que não assinaram o acordo da paz do Darfur.
O objectivo da reunião de arusha é analisar o progresso feito no caminho [para a paz traçado], para que os enviados especiais preparem com os movimentos as negociações finais futuras, de acordo com a declaração conjunta.
as discussões serão centradas no papel chave a ser desempenhado pelos partidos sudaneses preocupados em assegurar um estabelecimento rápido, negociado e duradouro da paz no Darfur.