Nações Unidas pedem a quatro mil empresas de 116 países, reunidas na cimeira do Pacto Mundial, na Suí­ça, que assumam as suas responsabilidades no âmbito social e ambiental e que combatam a corrupção
Nações Unidas pedem a quatro mil empresas de 116 países, reunidas na cimeira do Pacto Mundial, na Suí­ça, que assumam as suas responsabilidades no âmbito social e ambiental e que combatam a corrupçãoReunidas desde quinta-feira até hoje, 6 de Julho, em Genebra, Suíça, onde participam na cimeira Global Compact – também denominada de Pacto Mundial – as quatro mil empresas debatem qual a melhor maneira de incorporar nos seus negócios os objectivos das Nações Unidas (ONU). Estes objectivos estão relacionados com os direitos humanos, normas de trabalho, ambiente e luta contra a corrupção.
O poder implica responsabilidade e para que as empresas possam crescer de maneira sustentável, devem gerar confiança e reforçar a sua legitimidade , declarou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, aos dirigentes das multinacionais na sessão de abertura.
O momento dos debates abstractos já passou e as empresas devem converter-se em agentes de transformação, uma vez que dispõem dos recursos e do talento necessários , afirmou o presidente da Coca-cola, Neville Isdell. O cumprimento destas responsabilidades é também do próprio interesse das multinacionais .
a Global Compact foi lançada pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi annan, em 2000. Nasceu com a participação de 47 empresas que se comprometeram a incorporar, de maneira voluntária, uma ética social e ecológica nas suas actividades empresariais.