O diálogo intercultural e o seu contributo para a inclusão dos cidadãos foi sublinhado numa reunião de preparação da X Conferência Ibero-americana de Cultura, que irá realizar-se no Chile, em Julho
O diálogo intercultural e o seu contributo para a inclusão dos cidadãos foi sublinhado numa reunião de preparação da X Conferência Ibero-americana de Cultura, que irá realizar-se no Chile, em Julho a reunião decorre até 8 de Maio, com os delegados da OEI – Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação Ciência e Cultura, em Lisboa. Na abertura dos trabalhos, o secretário de Estado da Cultura chamou a atenção para a responsabilidade acrescida dos representantes da área nesta matéria.
Para Mário Vieira de Carvalho, o diálogo intercultural é imprescindível para a coesão e sobrevivência da Humanidade e o espaço ibero-americano é um paradigma desse diálogo. Este responsável desafiou os participantes a criarem propostas bem fundamentadas, explorando as várias dimensões do diálogo intercultural para criar um documento estratégico que deverá no final da reunião.
O secretário-geral da OEI, Álvaro Ullastres apontou a questão da cidadania como uma das mais importantes no futuro: Será fundamental para que todas as pessoas se sintam incluídas. Para este responsável hoje não é possível falar de cidadania sem falar de cidadania multicultural. a convivência entre culturas diferentes supõe conflitos e tensões que podem ser ultrapassados, nomeadamente, através da igualdade de direitos. a apropriação da cultura por todos os cidadãos deve tornar-se um instrumento de inclusão e diálogo, frisou.
além do diálogo intercultural, os representantes oficiais de Portugal, Espanha e dos países da américa Latina, vão falar ainda sobre Coesão social e cultura, Educação artística, cultura e cidadania e sobre iniciativas de cooperação cultural iberoamericana. a X Conferência Iberoamericana de Cultura vai decorrer em Valparaíso, no Chile, em 26 e 27 de Julho.