Comissão Justiça e Paz organiza encontro que quer tornar realidade um sonho inscrito na doutrina social da Igreja
Comissão Justiça e Paz organiza encontro que quer tornar realidade um sonho inscrito na doutrina social da IgrejaEntra agora na recta final a preparação da Conferência Nacional Por um Desenvolvimento Global e Solidário – um compromisso de cidadania , que terá lugar a 25 e 26 de Maio, em Lisboa, numa organização da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP).
apresentando-se como um momento de comemoração das encíclicas Populorum Progressio , de Paulo VI, e Sollicitudo Rei Socialis , de João Paulo II, esta Conferência propõe-se simultaneamente ser um passo concreto para erradicar a pobreza – um sonho que pode ser realidade .
a CNJP contará nesta Conferência com a intervenção e participação de alguns dos que mais reflectem estas questões, como o subdirector-geral da UNESCO, Pierre Sané, que fará a conferência principal. Este responsável daquele organismo internacional tem defendido a ideia que a pobreza é uma violação dos direitos humanos. Para Sané, a pobreza não é assumida como uma injustiça , em que o mundo assiste sem actuar à morte de oito milhões de crianças: Dispomos de meios para eliminar este fenómeno mas não actuamos. aceitamo-lo , acusou em Maio de 2006.
Foram definidos cinco objectivos para este encontro pela CNJP – organismo laical da Conferência Episcopal Portuguesa, criado com a finalidade genérica de promover e defender a Justiça e a Paz, à luz do Evangelho e da doutrina social da Igreja. De entre esses objectivos, destaca-se a vontade em abrir caminhos de esperança e de motivação para um maior empenhamento na erradicação da pobreza e na construção de um desenvolvimento global e solidário para todos .
a 25 e 26 de Maio, no anfiteatro do Colégio de São João de Brito (ao Lumiar), em Lisboa, os participantes terão oportunidade de ouvir e discutir esses caminhos para formalizar um compromisso de cidadania .
O programa completo, textos de apoio e dados para a inscrição podem ser consultados na página da Comissão sobre a Conferência.