A cerimónia nacional da partilha da “Luz da paz de Belém” realiza-se no próximo domingo, 14 de dezembro, no espaço Aveiro Parquexpo, às 16h00. Esta iniciativa, promovida pelo Corpo Nacional de Escutas, tem como tema “Luz da paz de Belém, uma luz que nos orienta”, em alusão ao farol, um dos símbolos de Aveiro.
“Tal como o farol que ilumina sem sair do seu lugar, esta luz lembra-nos que a verdadeira orientação vem de dentro e é partilhada com o mundo”, referem os responsáveis pela iniciativa, em comunicado, adiantando que, nos últimos anos, esta ação tem encontrado um lugar cada vez “mais significativo na vida” das comunidades, sobretudo entre “os mais jovens”. A “Flor de Lis” – órgão oficial do CNE – destaca que a “transmissão da chama trazida desde Belém” é para “muitos portugueses”, um “gesto que marca o início do Natal”.
A iniciativa da “Luz da paz de Belém” teve início em 1986, através da televisão pública austríaca, a ORF, como parte de uma ação de caridade em prol de crianças em dificuldades na Áustria e em países vizinhos. Desde 1989, esta iniciativa decorre em cooperação entre escuteiros e guias de diversos países. Todos os anos, uma criança austríaca recolhe a chama na Gruta da Basílica da Natividade – local sagrado tradicionalmente venerado como o nascimento de Jesus Cristo – e, após uma celebração ecuménica na Áustria, a luz é distribuída pelo mundo, acompanhada de uma mensagem de paz.








