O antigo Papamóvel chama-se agora Veículo da Esperança. Foto © Cáritas Jerusalém

Chamaram-lhe Vehicle of Hope (Veículo da Esperança), mas desde junho que estava parado em Belém, à espera da autorização de Israel para poder cumprir o propósito sonhado pelo Papa Francisco quando o ofereceu, pouco antes da sua morte: ser uma clínica móvel para servir as crianças de Gaza. A autorização foi finalmente dada, e a mini-clínica sobre rodas vai iniciar muito em breve a sua missão.

A notícia foi avançada esta semana pela Cáritas Jerusalém e pela Cáritas Suécia, que apoiou a primeira na tarefa de adaptar o veículo, apetrechando-o com equipamentos de diagnóstico, exame e tratamento, incluindo testes rápidos para infecções, kits de sutura, seringas e agulhas, suprimentos de oxigénio, vacinas e um frigorífico para medicamentos.

O processo de adaptação decorreu em maio e o Papamóvel, que havia sido oferecido ao Papa Francisco pelo presidente palestiniano Mahmoud Abbas em 2014 e foi por ele usado durante a sua viagem apostólica à Terra Santa, estava, desde junho, pronto para entrar na Faixa de Gaza, mas proibido de o fazer pelo governo israelita.

A emotiva cerimónia de inauguração pôde agora decorrer em Belém, tendo reunido os secretários-gerais das Cáritas Jerusalém (Anton Asfar), Suécia (Peter Brune) e Internacional (Alistair Dutton), e o padre Ibrahim Faltas, diretor das escolas da Custódia da Terra Santa. Diplomatas, parceiros e amigos também estiveram presentes “para testemunhar este momento histórico”.

Durante a cerimónia, foi recordada “a compaixão duradoura do Papa Francisco por Gaza” e a “profunda ligação que ele manteve com o povo da região, especialmente durante a guerra”. Foi também reiterado “o compromisso da Cáritas Jerusalém, da Cáritas Suécia e da família global da Cáritas em apoiar os mais vulneráveis ​​de Gaza, garantindo que a presença, o cuidado e a solidariedade da Igreja cheguem àqueles que mais precisam”.

“Uma mensagem ressoou profundamente em todos os presentes: Não nos esqueceremos de vocês. Estamos com vocês. A Igreja está com vocês”. sublinha o comunicado da Cáritas Jerusalém, que conclui: “O Veículo da Esperança é mais do que uma clínica sobre rodas; é uma promessa de presença, cura e dignidade”.

Texto redigido por 7Margens, ao abrigo da parceria com a Fátima Missionária.