Com o lema “Ajude-nos a oferecer esperança aos que estão privados de liberdade”, a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda e o serviço da pastoral penitenciária daquela diocese estão a dinamizar uma campanha de recolha de meias e postais de Natal para entregar aos reclusos dos estabelecimentos prisionais de Bragança e de Izeda.
A iniciativa, que decorrerá até ao dia 6 de janeiro de 2026, visa “mais do que entregar um presente de Natal”. Os grandes objetivos, explica a diocese, são “levar a boa nova do nascimento de Jesus Cristo ao contexto prisional, sensibilizar a comunidade para a realidade das prisões e recordar a cada recluso que, ‘lá fora’, há quem acredite na sua recuperação e reintegração”.
“Todas as comunidades paroquiais da diocese são convidadas a participar. Instituições, grupos ou pessoas que queiram juntar-se à iniciativa são igualmente bem-vindas», salienta Rui Magalhães, diretor do serviço diocesano. As meias e os postais – que devem conter “mensagens simples de esperança” – poderão ser entregues na Cáritas Diocesana ao longo de todo o mês de dezembro.
Texto redigido por 7Margens, ao abrigo da parceria com a Fátima Missionária.








