Instituições de Fátima – incluindo escolas, centros de dia, residências seniores e estabelecimentos para pessoas com deficiência – estiveram envolvidas na elaboração de representações do nascimento de Cristo. O resultado pode ser apreciado numa nova edição da exposição “Presépios do coração”, inaugurada no Consolata em Museu, em Fátima, na tarde de sexta-feira, 5 de dezembro.
Entre os participantes estão o Colégio do Sagrado Coração de Maria, Centro de Estudo de Fátima, Colégio de São Miguel, Externato de São Domingos, Centro de Reabilitação e Integração de Fátima, Centro João Paulo II, Casa e Creche do Bom Samaritano, Lar Santa Beatriz da Silva, Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém, Lar Betânia, Fundação Arca da Aliança, Residência Amor de Deus, Fátima Sénior e Casa do Clero.
O padre Simão Pedro, diretor do Consolata Museu, demonstra-se feliz com a participação de um grande número de escolas e instituições. “É maravilhoso conseguir envolver todas estas associações. Há um grande esforço da parte de toda a gente para fazer um trabalho criativo e que seja impressionante para aqueles que visitam”, disse o responsável, em declarações à FÁTIMA MISSIONÁRIA.
Na quarta edição desta iniciativa, estão em exposição 30 presépios elaborados com recurso a materiais muito diversos como CD, legos, pasta de moldar, cartão, cartolina e tecido. Na criação destas representações do nascimento de Cristo estão presentes diversos elementos da natureza como cortiça, musgo, pinhas, pedras, ramos, palha, madeira, algodão, lã e folhas.
O padre Simão destaca a originalidade das peças. “Temos presépios que superaram qualquer expetativa de criatividade e de beleza.” O responsável destaca que esta é uma iniciativa que “junta afetos e alegria” e muitos outros sentimentos porque o Natal é uma época em que também está presente a “saudade daqueles que já partiram”.
A exposição – promovida pelo Consolata Museu e pela sua Liga de Amigos – pode ser visitada de terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e aos domingos, das 15h00 às 17h00. O encerramento desta exposição vai acontecer a 16 de janeiro, às 16h00, com uma cerimónia de entrega de diplomas a todos os participantes.











