Cabo Delgado
Foto: Lusa

Quatro pessoas morreram na sequência de um ataque terrorista na vila de Majua, perto de Memba (província de Nampula) perpetrado pelos denominados Grupos Armados Não Estatais, de acordo com a estação local TV Sucesso, citada pela agência Fides.

De acordo com aquela estação televisiva, os ataques terroristas intensificaram-se desde 10 de novembro nos distritos de Memba e Erati, na província de Nampula, norte de Moçambique, onde casas e uma escola foram incendiadas, bens foram saqueados e vários civis mortos, feridos ou raptados.

Um vídeo da TV Sucesso mostra uma testemunha afirmando que tais ataques têm motivações religiosas. Também perto de Memba, a presença de um corpo decapitado numa estrada pública provocou o pânico e a fuga da população para zonas do distrito consideradas “seguras”.

Informações não confirmadas dão conta de que 80 por cento da população do Lúrio e da Majula, aproximadamente 128 mil pessoas, fugiu para as matas e florestas vizinhas, ou para outros distritos. O surto de cólera no distrito de Memba e a chegada da época das chuvas e ciclones aumentam os riscos para as comunidades já duramente provadas.

Texto redigido por 7Margens, ao abrigo da parceria com a Fátima Missionária.