Papa Francisco deposita rosa de ouro junto à de Nossa Senhora de Fátima | Foto: Santuário de Fátima

O Papa Leão XIV vai oferecer uma rosa de ouro ao Santuário de Fátima. A oferta acontece este sábado, 11 de outubro, pelas 18h00 (hora de Roma), no início de uma vigília de oração, na Praça de São Pedro, onde estará a imagem de Nossa Senhora que é venerada na Capelinha das Aparições.

“No início deste momento de oração, o Santo Padre, como gesto devocional ritual, oferecerá a Nossa Senhora de Fátima e ao Santuário a rosa de ouro, que, para a ocasião, foi realizada pela empresa Diego Serpone, de Nápoles”, lê-se num comunicado da sala de imprensa do Vaticano.

Os serviços de comunicação do Santuário de Fátima explicam que a rosa de ouro é um “símbolo de distinção oferecido pelo Papa”, que é concedido “como sinal de particular benevolência, em reconhecimento de assinalados serviços prestados à Igreja ou ao bem da sociedade”. Esta será a quarta rosa de ouro oferecida por um Papa ao Santuário de Fátima.

A primeira rosa de ouro, foi oferecida ao Santuário de Fátima pelo Papa Paulo VI, em 1965. A segunda foi oferecida pelo Papa Bento XVI, em 2010, e a terceira foi dada pelo Papa Francisco, em 2017. A imagem de Nossa Senhora que é venerada na Capelinha das Aparições deixou a Cova da Iria para estar presente na Jornada da Espiritualidade Mariana, no Vaticano.